Loading

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Nota de Falecimento: Arrigo Boldrini


Arrigo Boldrini
(06/09/1915 - 22/01/2008)

Faleceu no último dia 22 de janeiro em Ravenna, na Itália, de causas naturais aos 92 anos de idade, o mais eficiente líder partisan italiano, Arrigo Boldrini.

Nascido em Ravenna, Boldrini estudou ciências agrárias antes de se juntar à MVSN em 1936. No período de guerra antes do armistício, participou da ocupação da Iugoslávia junto ao 120º Regimento da 155ª Divisão de Infantaria "Emilia" como Tenente. Após os eventos de 8 de setembro de 1943, Boldrini decidiu lutar contra a ocupação alemã do norte de seu país, e juntou-se à um grupo armado de resistência. Junto aos partisans, Boldrini mostraria que não era simplesmente mais um adepto de escaramuças: ele tinha visão estratégica do combate de guerrilha (antecipando em décadas o ocorrido no Vietnã) e organizou milhares de homens para um combate sistemático aos alemães em sua província natal da Emilia-Romagna.

Boldrini teve seu talento reconhecido pelos ingleses, na pessoa do General Sir Richard McCreery. Em uma ação combinada com o 8º Exército, os partisans de Boldrini liberaram Ravenna sem causar danos materiais à cidade histórica. Em fevereiro de 1945, McCreery prendeu no peito de Boldrini a mais alta condecoração militar italiana, a Medaglie d'Oro al Valor Militare. Nas décadas seguintes, seu grupo partisan, de orientação comunista, foi acusado de massacres de civis e militares leais à RSI em 1945. Boldrini sempre negou ter qualquer participação nessas ações.

Após a guerra Boldrini entrou para a política cumprindo mandatos de deputado e senador até aposentar-se em 1994. Em 1996 foi feito Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem ao Mérito da República Italiana.

Comente aqui!

Nenhum comentário: